domingo, 24 de abril de 2011

Dietas com promessas milagrosas podem trazer risco a saúde?


Dietas milagrosas podem ser arriscadas








"Perca 8 kg em quatro semanas", "Emagreça comendo chocolate", "Emagreça 7 kg com a DIETA da sopa". Esses são alguns dos anúncios de dietas atrativas encontrados em sites e revistas que seduzem muitas mulheres com promessas milagrosas. No entanto, ao iniciar uma maratona para a perda de peso sem orientação médica, o sonho de alcançar o peso ideal pode se tornar um pesadelo.Segundo a nutricionista Priscilla Baracat, seguir qualquer DIETA sem orientação de um profissional da saúde é muito arriscado. "As dietas da moda geralmente restringem determinado alimento ou nutriente. Perde-se peso porque a ingestão de calorias passa a ser menor do que o gasto calórico, independente da qualidade do que se ingere. Perde-se carboidratos, proteínas, água, vitaminas, gorduras. Se a DIETA for muito restrita, que é o caso da maioria, e for mantida por muito tempo, pode ser muito prejudicial à saúde, podendo causar anemia, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, falta de vitaminas importantes e, até mesmo, anorexia. Além do mais, causa dores de cabeça, fraqueza e tontura", explica.
Outro problema, segundo a nutricionista, é que as dietas dão resultado em pouco tempo, o que ilude as seguidoras do regime. "Elas dão resultado em um curto espaço de tempo, porém são monótonas e prejudiciais à saúde, se prolongadas. Além disso, a mídia sempre traz modelos e atrizes famosas, com corpos lindíssimos, como seguidoras dessas dietas da moda, o que faz com que as mulheres se iludam ainda mais", diz Baracat.
De acordo com a profissional, mais um problema das dietas rígidas é o "efeito sanfona". Com a mesma facilidade que trazem a perda de peso, trazem também o ganho dele. "Essas dietas são geralmente são monótonas, difíceis e, muitas vezes, por causarem fraqueza, são interrompidas. A pessoa volta a consumir mais calorias do que gasta e o peso é reposto. Se a ingestão for maior que o gasto, o aumento de peso será progressivo", explica a nutricionista, observando ainda que a baixa ingestão de calorias também pesar na balança. "Dietas pobres em carboidratos, gorduras e proteínas são difíceis de serem mantidas. O organismo entra em estado de alerta, pois percebe que está faltando combustível para o corpo e então armazena o quanto puder. É fisiológico", conclui.
Baracat aconselha a adoção de uma DIETA balanceada, feita com orientação médica. "O mais saudável é ter uma vida regrada, com uma ALIMENTAÇÃO balanceada em quantidade e qualidade, boas noites de sono e prática de atividades físicas regulares. Isso traz benefícios ao corpo e à mente", afirma. Ela conta que não há segredos para entrar em forma e que é possível controlar o peso com uma ALIMENTAÇÃO saudável. "Uma DIETA segura e eficaz é aquela composta por todos os nutrientes necessários à saúde do organismo, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água, que podem ser encontrados nos pães, grãos, frutas, verduras e legumes, carnes e castanhas. Cada pessoa tem uma necessidade de calorias de acordo com cada metabolismo e o gasto individual", analisa. (S.R.)
Dietas milagrosas existem aos montes por aí, e muitas vezes exigem que as pessoas fiquem sem comer por longos períodos de tempo. Este comportamento traz muitas consequencias ruins para a saúde. Para explicar o que acontece com as pessoas que ficam sem comer para emagrecer, Luciana Ferreira recebe nos estúdios da Jovem Pan Online o médico cardiologista Marcelo Cantarelli. Clique nos links abaixo e confira partes da entrevista:




Nenhum comentário:

Postar um comentário