segunda-feira, 25 de abril de 2011

Existe relação entre alimentação saudável e prática de atividades físicas?

 
         A alimentação é a base da vida dos seres humanos e por meio dela, associada outros fatores, que se chega a uma vida mais saudável. Uma dieta saudável pode ser resumida por três palavras: variedade, moderação e equilíbrio. A alimentação deve ser fornecida em quantidade e qualidade suficientes e estar adequada à necessidade do indivíduo.
          Um dos fatores que contribuem para se chegar a uma vida saudável é a prática regular de atividades físicas. Esse hábito é capaz de promover:

 
  • Melhorias no funcionamento do coração e do pulmão (sistemas cardiovascular e respiratório);
  • Fortalecimento de ossos e músculos;
  • Redução da gordura excessiva;
  • Melhora no controle do peso corporal (perda ou ganho de peso);
  • Maior disposição para as atividades diárias;
  • Redução dos níveis de estresse;
  • Quando praticada coletivamente contribui na melhoria das relações sociais;
  • Pode ser um meio que auxilia no tratamento das chamadas doenças crônico-degenerativas. Exemplo: Diabetes Melitos, Hipertensão Arterial – pressão alta, entre outras.




      Quanto ao ganho e perda de peso, precisamos ficar atentos que existe uma relação entre o que ingerimos com o que gastamos nas práticas de atividades físicas diárias. Se ingerirmos mais do que gastamos com as atividades do dia a dia, provavelmente engordaremos. Se ingerirmos menos alimentos e gastamos mais com as atividades, é muito provável que ocorra um emagrecimento. Agora, se a ingestão de alimentos é a mesma que o gasto energético, a pessoa permanecerá no mesmo peso.



      Abaixo temos uma tabela que mostra os gastos energéticos de cada atividade física com a sua duração:


 Fonte: Darido e Osmar Júnior, 2007*.


*DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário